07/11/2007

Bibliotecas THEKA



Falei das últimas Bibliotecas THEKA inauguradas no mês de Outubro.


A partir de hoje, falarei sobre as Bibliotecas THEKA já a funcionar.


As suas histórias e principalmente as experiências, onde o trabalho desenvolvido pelas pessoas ( professores, funcionários e outros) a pensar nos seus alunos, nos permite acreditar que nem sempre "é preciso fazer um desenho".



O Projecto THEKA, da iniciativa do Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian, visa a formação de professores responsáveis pela criação, organização e animação de bibliotecas escolares / centros de recursos.Pretende-se que os formandos desenvolvam competências para a promoção de aprendizagens, nomeadamente de leitura e literacias, em articulação com a gestão local do currículo e os projectos educativos das escolas, bem como para a intervenção em processos contextualizados de formação de agentes educativos.



Entre 2004 e 2007 funcionaram 4 grupos de 15 formandos(as) cada, com a seguinte distribuição geográfica:


2004/2005 – Área correspondente ao território da DREL (1 grupo)


2005/2006 – Área correspondente aos territórios da DREA – Distritos de Portalegre e Setúbal (Sul) – e da DREC – Distritos de Leiria (Norte) e Castelo Branco (1 grupo)


2006/2007 - Área correspondente aos territórios da DREN - Distritos do Porto, Braga , Viana do Castelo, Bragança e Vila Real ( 1 grupo ) – e da DREC - Distritos Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu ( 1 grupo)


2007/2008
No presente ano lectivo decorre o IV Curso THEKA em Faro e destina-se a docentes da área geográfica correspondente aos territórios da DREALT - Distritos de Évora, Beja e Portalegre, e da DREALG - Distrito de Faro (1 grupo).


É sobre estas Bibliotecas que falarei a partir de hoje.


Para mais infomações consultar o site Theka em http://www.theka.org/


Ana Melo

1 comentário:

angelina maria pereira disse...

Estão as duas de Parabéns pela ideia de terem criado este blogue! Relatar aqui os momentos mais marcantes de todos os envolvidos no Projecto THEKA é mesmo do "Caracinhas"!!
Angelina