As Itinerâncias
As Itinerâncias algo novo a ser implementado pelas escolas dos Agrupamentos.
Cada escola organizou o serviço pensando na sua realidade, mas à medida que os Projectos avançaram as dificuldades foram surgindo, o que obrigou muitas escolas a repensarem.
Ter um serviço de Itinerâncias não pode limitar-se à rotação de Fundos Documentais pelas Escolas do Agrupamento.
Assim deve ser elaborado um Projecto que contemple:
- A Escola que será a base para a gestão dos recursos(pode ser a sede ou outra);
- O tipo de estabelecimento a beneficiar ( EB1, JI, ou EB1/JI...outros);
- O Número de Escolas e JI a beneficiar;
- A dimensão das Escolas e JI ( Nº de alunos, Nº de turmas...);
- Horário de funcionamento dos estabelecimentos;
- O tipo de Recuros a utilizar em cada itinerância( livros , CDs, DVDs; jogos ...);
- O tipo de material a utilizar para o transporte ( caixas, pacotes, tróleis,sacolas em tecido....);
- A periodicidade da rotação das Caixas... pelos estabelecimentos;
- A forma e modo de transporte das Caixas...
- Os responsáveis pela selecção da Colecção, e pela organização do conteúdo das Caixas...
- A constituição de uma equipa responsável pelo Projecto;
- A elaboração de um Regulamento de Funcionamento;
- A elaboração de um Plano de Actividades;
- A colaboração dos possíveis Parceiros ( Associações de Pais, Autarquias, IPSS, Coelctividades....);
- A forma de apresentação das Itinerâncias às Escolas e JIs;
Todo este trabalho deve ser feito com a participação de todos os interessados no processo, Bibliotecas da Escola Sede e outras que existam no Agrupamento, equipas das várias Bibliotecas, Professores e Educadores das Escolas e JI que irão beneficiar das Itinerâncias e representantes dos vários parceiros.
Desta forma, evitam-se muitos problemas no futuro, pois todos têm oportunidade de participar no processo e de apresentar diferentes soluções.
Deve ser pensada uma forma para dinamização dos recursos das Caixas incentivando os Professores e Educadores a produzirem materiais.
As Escolas e JI que recebem as Itinerâncias devem encontrar nos seus estabelecimentos, um espaço digno para colocar os livros. Estes não devem ficar nas caixas que os transporta, pois é difícil a sua consulta, mas sim, ser colocados numa pequena estante ou caixa d'albuns para que o acesso possa ser livre e fácil. Se os alunos puderem ainda beneficiar de um local com uma manta, dois pufs ou dois sofás será o ideal, pois de contrário estão a replicar a situação de sala de aula.
Em próximos apontamentos, falarei sobre algumas experiências de Itinerâncias de algumas Escolas THEKA.
Ana Melo
Sem comentários:
Enviar um comentário