15/01/2008




As Itinerâncias



As Itinerâncias algo novo a ser implementado pelas escolas dos Agrupamentos.
Cada escola organizou o serviço pensando na sua realidade, mas à medida que os Projectos avançaram as dificuldades foram surgindo, o que obrigou muitas escolas a repensarem.
Ter um serviço de Itinerâncias não pode limitar-se à rotação de Fundos Documentais pelas Escolas do Agrupamento.
Assim deve ser elaborado um Projecto que contemple:


  • A Escola que será a base para a gestão dos recursos(pode ser a sede ou outra);

  • O tipo de estabelecimento a beneficiar ( EB1, JI, ou EB1/JI...outros);

  • O Número de Escolas e JI a beneficiar;

  • A dimensão das Escolas e JI ( Nº de alunos, Nº de turmas...);

  • Horário de funcionamento dos estabelecimentos;

  • O tipo de Recuros a utilizar em cada itinerância( livros , CDs, DVDs; jogos ...);

  • O tipo de material a utilizar para o transporte ( caixas, pacotes, tróleis,sacolas em tecido....);

  • A periodicidade da rotação das Caixas... pelos estabelecimentos;

  • A forma e modo de transporte das Caixas...

  • Os responsáveis pela selecção da Colecção, e pela organização do conteúdo das Caixas...

  • A constituição de uma equipa responsável pelo Projecto;

  • A elaboração de um Regulamento de Funcionamento;

  • A elaboração de um Plano de Actividades;

  • A colaboração dos possíveis Parceiros ( Associações de Pais, Autarquias, IPSS, Coelctividades....);

  • A forma de apresentação das Itinerâncias às Escolas e JIs;


Todo este trabalho deve ser feito com a participação de todos os interessados no processo, Bibliotecas da Escola Sede e outras que existam no Agrupamento, equipas das várias Bibliotecas, Professores e Educadores das Escolas e JI que irão beneficiar das Itinerâncias e representantes dos vários parceiros.
Desta forma, evitam-se muitos problemas no futuro, pois todos têm oportunidade de participar no processo e de apresentar diferentes soluções.
Deve ser pensada uma forma para dinamização dos recursos das Caixas incentivando os Professores e Educadores a produzirem materiais.
As Escolas e JI que recebem as Itinerâncias devem encontrar nos seus estabelecimentos, um espaço digno para colocar os livros. Estes não devem ficar nas caixas que os transporta, pois é difícil a sua consulta, mas sim, ser colocados numa pequena estante ou caixa d'albuns para que o acesso possa ser livre e fácil. Se os alunos puderem ainda beneficiar de um local com uma manta, dois pufs ou dois sofás será o ideal, pois de contrário estão a replicar a situação de sala de aula.
Em próximos apontamentos, falarei sobre algumas experiências de Itinerâncias de algumas Escolas THEKA.

Ana Melo

Sem comentários: