15/01/2008





Bibliotecas Escolares



As Itinerâncias uma realidade nas Escolas do 1º ciclo

De Norte a Sul do País, temos muitas Escolas do 1º ciclo com Bibliotecas Escolares já instaladas e a funcionarem em pleno.
Essas Bibliotecas, estão instaladas em escolas com mais de 100 alunos, pelo que as restantes e são muitas, dificilmente terão a possibilidade de algum dia virem a ter uma Biblioteca.
Dificilmente, pois para se poder instalar uma Biblioteca segundo as orientações da RBE,são necessários alguns requisitos:


  • Haver espaço disponível

  • A Escola ter um número de alunos superior a 100

  • A Escola / Agrupamento estar interessada em instalar uma Biblioteca

  • A Autarquia apoiar o Projecto de forma a participar como parceiro

  • A RBE aprovar a candidatura e disponibilizar verbas para a instalação

E as restantes escolas, será que não têm direito a ter uma Biblioteca?
Foi sempre uma preocupação do GRBE, que todos os alunos pudessem ter acesso a Bibliotecas Escolares e aos seus serviços, pelo que priveligiou em primeiro lugar, as escolas de maiores dimensões e com maior número de alunos.
Em 2005, a RBE lançou uma candidatura, em que pela primeira vez se contemplou a gobalidade do Agrupamento, dando assim uma oportunidade às escolas de menores dimensões.
As escolas com um número de alunos superior a 100, poderiam candidatar-se com uma Biblioteca, as escolas com um número de alunos entre 40 e 100 teriam uma Biblioteca a que se chamou “Pacote” e as escolas com menos de 40 alunos organizariam Itinerâncias, podendo o apoio ser faseado por vários anos.
Esta candidatura teve por parte das escolas uma enorme adesão e os Projectos recebidos excederam todas as expectativas.
Muitas Bibliotecas foram instaladas, alguns Pacotes atribuídos, não tantos como os pedidos, pois muitas escolas não ofereciam as condições mínimas para a sua instalação, pelo que as escolas com um número inferior a 100 alunos tiveram de optar pelas Itinerâncias.

Ana Melo

Sem comentários: