25/02/2008






ITINERÂNCIAS






EB1 DE ALCAINS
Agrupamento de Escolas de José Sanches de Alcains curso 2005/2006







A EB1 de Alcains pertence ao Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains, tem uma Biblioteca Escolar integrada na RBE desde 2000 e foi uma escola THEKA do curso 2005/2006.


O Projecto "Biblioteca para todos" destinou-se às escolas do 1º Ciclo do Agrupamento que se encontram geograficamente isoladas, com populações escolares reduzidas (excepto a EB 1 da Lousa que encerrou, devido à redução do número de alunos) e sem qualquer tipo de acesso a um serviço de biblioteca.
O objectivo deste Projecto "Biblioteca para todos" foi levar a BE às crianças e os materiais adquiridos tiveram uma ampla divulgação e utilização, foram criados baús itinerantes que percorrem todas as escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Os baús itinerantes foram compostos com títulos que, tematicamente, cumprem objectivos curriculares, mas também objectivos formativos e lúdico‑recreativos. Possibilitaram a requisição domiciliária, incrementando, desta forma, o prazer da leitura e a formação global dos alunos.Foram desenvolvidas actividades – exploração/animação de histórias, contos, lendas, poesia, teatro, fantoches... – que levaram as crianças a sentir prazer na leitura, na escrita, na pesquisa e na aprendizagem, desenvolvendo, concomitantemente, a expressão oral, a escrita e a criatividade.

Além de levar os livros às crianças das escolas isoladas, do 1º Ciclo deste Agrupamento, foi também levá-los a adquirir hábitos de leitura para melhorarem a expressão oral, escrita e o vocabulário e ainda ensiná-los a pesquisar, para aprenderem a ser autónomos na sua aprendizagem.
A entrega pela formanda
THEKA que concebeu e coordenou o Projecto, dos baús nas escolas, proporcionou momentos muito especiais em todas as crianças das escolas envolvidas.


Ana Melo

Sem comentários: