20/03/2008

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CORDINHA

Agrupamento de escolas inserido em meio rural , desempenhado a Biblioteca um papel importantíssimo no acesso à leitura e informação em todos os suportes.
Por este motivo a Escola tem vindo desde há alguns anos a investir na organização e desenvolvimento da BE.
Foi assim que a sua coordenadora se candidatou ao Curso
THEKA de 2006/07, tendo elaborado e desenvolvido um Projecto, que visou uma melhor organização da Biblioteca, bem como o aumento dos seus recursos.

O
Projecto estruturou-se em torno de sete objectivos

  • Literacias da Informação
  • Produção de Materiais de apoio
  • Cooperação com a comunidade
  • Itinerância de Documentos
  • Plano Nacional de Leitura
  • Intervenção no espaço
  • Actualização do Fundo Documental

Destaco sete objectivos as Itinerâncias e a Intervenção no Espaço

Itinerâncias

As Itinerâncias para as EB1 e JI, projecto com "Baús de Documentos" constituídos por livros, CDs, CDrom, DVDs e respectivos guiões de exploração , já em acção no Agrupamento. O Projecto THEKA , veio possibilitar o enriquecimento dos Baús.

Com o aumento do número de documentos os baús estão a rodar com uma periodicidade de 3 a 4 semanas.

Como há uma maior diversidade de livros para escolher, os próprios professores das escolas isoladas, visitam mais a Biblioteca da Escola sede para fazerem as requisições.

Intervenção no Espaço

A Intervenção no Espaço, com a conquita de alguns espaços para a Biblioteca, permitiu uma melhor organização co mesmo com as consequentes dinâmicas.

A Biblioteca, carecia de uma zona funcional dedicada à multimédia. Com o Projecto THEKA, foi possível equipá-la com mobiliário, equipamentos e documentos adequados proporcionado a estes alunos recursos multimédia. Sabemos que este espaço foi bem acolhido pelos alunos , que o lotavam em todos os intervalos.

Na sequência da organização deste espaço e na procura de soluções para o melhor funcionamento da Biblioteca, foi ainda conquistado um outro espaço, que foi afecto à BIblioteca, onde foi possível instalar uma sala de estudo.

Poderão consultar todo o Projecto na Plataforma Theka

Este ano a novidade são os Monitores do CREC

No passado dia 28 e 29 de Fevereiro tiveram na Biblioteca,a visita do Escritor António Mota

Parabéns à escola e à equipa da Biblioteca, pelo excelente trabalho, que todos os dias desenvolvem , respirando o ar puro da serra .

No post seguinte apresentaremos um slide show onde se poderá ver a Biblioteca.

Ana Melo





Sem comentários: